DIA MUNDIAL DE DIABETES


O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, vem sendo comemorado com ações realizadas por organizações da sociedade civil, municípios, estados e pelo próprio Ministério da Saúde.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes em parceria com a Organização Mundial da Saúde, como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. O objetivo desta data é chamar a atenção no que diz respeito ao acesso à prevenção e ao tratamento adequado a fim de evitar complicações, melhorando a qualidade de vida e reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.

A data de 14 de novembro foi escolhida devido ao nascimento de Frederick Banting, que junto com Charles Best, foram os cientistas que descobriram a insulina em 1921.


Vida saudável e Diabetes é o tema do Dia Mundial do Diabetes para o período 2014-2016.



A data é comemorada em todo o mundo por mais de 200 associações membros da Federação Internacional de Diabetes em mais de 160 países e territórios, todos os Estados Membros das Nações Unidas, bem como por outras associações e organizações, empresas, profissionais de saúde e pessoas que vivem com diabetes e suas famílias.


A cada ano está centrada em um tema relacionado à diabetes. Os tópicos abordados no passado incluíram diabetes e os direitos humanos, diabetes e estilo de vida, e os custos de diabetes. Temas recentes incluem:


2007-2008: Diabetes em Crianças e Adolescentes.

2009-2013: Diabetes Educação e Prevenção.


O LOGOTIPO DO DIA MUNDIAL DO DIABETES

O logotipo do Dia Mundial do Diabetes é o círculo azul - o símbolo mundial do diabetes que foi desenvolvido como parte da Unite for Diabetes campanha de conscientização. O logo foi adotado em 2007 para marcar a passagem do Dia Mundial do Diabetes resolução das Nações Unidas. O significado do símbolo círculo azul é extremamente positiva. Em diferentes culturas, o círculo simboliza a vida e a saúde. A cor azul reflete o céu que une todas as nações e é a cor da bandeira das Nações Unidas. O círculo azul significa a unidade da comunidade global de diabetes na resposta à pandemia diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário